28/05/2015 eBook

Primeiro descrevi o meu novo leitor digital Lev. Em seguida converti os Manuais de Referência de Lua em ePub. Mas agora quero dizer que estes não foram os primeiros documentos que fiz a conversão. Primeiro foi o manual do Rsync. O interessante é que se trata de uma das páginas de manual do Unix (man pages). Portanto, aplicando o mesmo procedimento você pode ter qualquer página de manual no formato ePub.

Continuar Lendo

24/05/2015 Lua eBook

Contei que comprei um leitor digital Lev recentemente. De forma que agora um de meus assuntos de interesse são eBooks. Não me satisfaz simplesmente colocar um arquivo HTML no leitor e ler do jeito que ficar. Quero algo bem feito, que seja prático de consultar. Então não poderia deixar de ter os manuais de referência da minha linguagem de programação favorita: Lua. Converti para formato ePub o Manual de Referência de Lua 5.1 bem como o Manual de Referência de Lua 5.2 ambos em português.

Continuar Lendo

23/05/2015 Aleatoriedades

Agora que os trabalhadores brasileiros tem direito ao Vale Cultura, e no meu caso recebi um valor retroativo de vários meses, resolvi comprar um Lev com luz da Saraiva. Não leve isso como um elogio aos programas sociais do governo. Não sou necessariamente contra, para mim isso tudo não passa de uma forma moderna da política do pão e circo.

A escolha não foi muito difícil, era o item mais interessante no único lugar onde eu poderia gastar o benefício. Onde eu moro, assim como na maioria das cidades brasileiras, não existe nenhum lugar onde usar. Então o jeito é encomendar alguma coisa pela Internet e ainda não conheço outro site onde eu possa pagar com o meu vale. Eu poderia comprar algum livro, mas fiquei empolgado em poder ter uma vasta quantidade de livros num único volume (o Lev). Mas foi decepcionante descobrir que os livros digitais vendidos pela editora não podem ser pagos com o Vale Cultura, mas tão somente com Cartão de Crédito. Nota: atualmente já está disponível o pagamento com o Vale Cultura.

Continuar Lendo

06/04/2015 Tribal Wars

O Tribal Wars possui uma interessante ferramenta que permite programar o envio de recursos entre aldeias. Isso está disponível para quem além da conta premium também possui o gerente de conta. Se você for esperto, pode conseguir tudo isso de graça trocando recursos por pontos premium. No entanto essa ferramenta só permite o cadastro de 50 rotas com um único horário. Se eu quiser enviar recursos de 6 em 6 horas, preciso criar 4 rotas com os 4 horários do dia. Mas, vou ocupar 4 rotas com uma só aldeia. Então se você realmente precisar de muitas rotas, terá de fazer uma rota só e editar o horário periodicamente. É para ajudar nisso que criei o script seguinte:

Continuar Lendo

03/03/2015 Android Aleatoriedades

Finalmente decidi comprar meu primeiro celular com sistema operacional Android. Sou assim mesmo, não me alinho na corrida insana da obsolência programada. E nesse caso eu tinha uma resistência ainda maior. Porém num dia desses decidi que tinha chegado a hora. E o escolhido foi o LG L40.

Minhas primeiras experiências com o sistema não haviam sido muito boas. Talvez pelo hardware ruim, com processamento lento ou difícil manuseio de sua tela. Mas também por uma questão de custo e benefício. Recuso-me a pagar altas quantias por um equipamento pequeno e frágil que pode acidentalmente se espatifar e por a perder meses de meu salário. Pelo preço que eles custavam eu preferia ter um notebook. Na região onde eu moro, a Internet móvel está numa escala de lastimável à inexistente, então não existe o benefício de estar sempre online. Mas a balança mudou...

Continuar Lendo

18/01/2015 Tribal Wars

Voltei a jogar Tribal Wars. E, como de costume sempre quero criar uma função nova, melhorar alguma coisa, enfim... Desta vez estou criando uma ferramenta para coletar coordenadas de aldeias bárbaras a fim de explorar e usar no assistente de saque. Mas para isso preciso de outra coisa primeiro...

Continuar Lendo