01/10/2017 Matemática

O quê? Matemática num blog de tecnologia? Esse cara ficou louco? Hum... pensando bem, o blog se chama Insanidade Aleatória, então o cara já é louco mesmo...

A questão é que estou fazendo Tecnologia em Sistemas para Internet pelo IFMT. E uma das disciplinas é matemática. E meu conhecimento em matemática sempre foi cheio de buracos. Eu tenho bastante conhecimento em alguns conceitos até bem avançados, mas várias lacunas em conceitos até bem mais simples. Por exemplo, a tabuada que nunca decorei. Agora preciso de fazer uma prova e escrever é um dos truques para fixar o conhecimento. Não escrevo para ensinar, mas para decorar. Se alguém aprender aqui será um bônus.

Uma dessas lacunas era a proporção inversa na famosa regra de três. Então vou explicar o assunto completo de forma bem simples, diferente dos livros de matemática que trazem os conceitos de um jeito tão formal que geralmente ficam ininteligíveis.

Continuar Lendo

05/03/2017 Aleatoriedades

Já contei sobre o Lev, sobre como obter acesso SSH ao seu sistema operacional Linux. E agora quero explicar como usar seu Lev para navegar na Internet. Está claro nas especificações do Lev que ele possui WiFi, pode-se conectar à Internet porém que o único acesso que o mesmo possui é à loja da Saraiva. Também está claro nas especificações dos seus irmãos Bookeen Cybook Muse e Cybook Odyssey que os mesmos possuem um navegador e podem acessar qualquer site na Internet. Então porque no Lev não? Só porque a Saraiva quer?

É claro que não. Vamos resolver isso.

Continuar Lendo

04/03/2017 Aleatoriedades

Já contei sobre o Lev, o leitor de livros digitais da Saraiva. Mas como bom nerd, eu queria fazer o que não dava para fazer: acessar o sistema operacional Linux por dentro dele através do SSH. O Lev é fabricado pela Bookeen e as instruções a seguir podem ser usadas em outros leitores tais como Cybook Muse, Cybook Odyssey e Nolimbook. Mas não testei em nenhum deles, pois o único equipamento que possuo é o Lev.

É claro que comecei pesquisando na Internet por “SSH Bookeen”. O que resultou no seguinte artigo: GAME OVER. Nele explica como usar uma versão modificada do arquivo de atualização desses equipamentos para obter o desejado acesso remoto SSH. Essa atualização é aquela que o Lev te oferece ao ligar o WiFi. O que o Lev faz automaticamente é baixar um arquivo na memória interna, reiniciar e atualizar através desse arquivo. Então vamos colocar um arquivo ali para forjar uma atualização offline.

Continuar Lendo