24/11/2013 Linux Programação

Estou criando uma ferramenta que carrega bibliotecas dinâmicas. No Windows o carregamento das bibliotecas dinâmicas (as dll) inclui o diretório atual (ou pasta corrente). No Linux não, o carregamento ocorre somente nos caminhos padrão do sistema. Há uma variável de ambiente que ajuda nisso, a LD_LIBRARY_PATH. Porém seu uso pode ser inconveniente por algumas razões, vou citar três:

  1. Segurança: o carregamento das bibliotecas ocorre primeiro no LD_LIBRARY_PATH, o que afeta todo o sistema trazendo o risco de bibliotecas com código malicioso;
  2. Performance: para cada biblioteca que um aplicativo usa serão consultados todos os locais em LD_LIBRARY_PATH, que se tiver uma lista extensa ou locais na rede pode levar a uma situação caótica;
  3. Inconsistência: os programas podem acabar carregando versões erradas das bibliotecas, levando a resultados imprevisíveis.

Continuar Lendo

14/11/2013 Programação Lua

Graças a uma ideia idiota, que tive num momento idiota, achei a solução para os meus problemas (exceto os financeiros)... Ficou confuso? Vou explicar. Eu tenho um projeto chamado L-Bia que abandonei há alguns anos devido a umas dificuldades técnicas. Um dia desses, estava desperdiçando meu tempo lendo blogs de curiosidades (o momento idiota), quando me veio a ideia idiota: escrever, como item de curiosidade mesmo, sobre as linguagens de programação que aprendi. E pelo meio do artigo, citei meu projeto abandonado.

Foi então que me caiu de brinde a solução para os problemas que me levaram a abandonar o projeto. Estava programando na linguagem errada, eu odeio C. Era só reescrever em Pascal. O Free Pascal pode compilar para todas as plataformas relevantes, e é uma linguagem bem mais fácil de programar. Mas, do que mesmo estou falando? O que é L-Bia?

Continuar Lendo

09/11/2013 Programação Lua

Estava lendo um desses blogs de curiosidades, abrindo aba após aba no navegador, esperando que em algum momento terminasse o ciclo vicioso, quando tive a ideia. Escrever um histórico sobre as linguagens de programação que já aprendi. Tenha em mente, que o que segue apresenta minha opinião pessoal sobre as linguagens, e minha opinião geralmente diverge do conceito de mercado em geral sobre linguagens de programação. E apesar que eu dou minhas recomendações a esta ou àquela linguagem, não estou discutindo aqui qual a melhor linguagem de programação. Vamos em ordem cronológica.

Continuar Lendo

17/10/2013 Programação Lua

Muitas tarefas para fazer, pouco tempo para realizar. Situação comum, acha? Então some a preguiça e procrastinação. Já tentei muita coisa, Task Coach e w2do foram os melhores. Sempre combinados com o Dropbox. Mas como sempre acontece, alguma coisa com os programas prontos sempre me chateia. O Task Coach é em Python e consequentemente desnecessariamente grande. Mas o problema mesmo é que não funciona no computador do trabalho, onde preciso. O w2do também tem um problema semelhante, é em Perl. Outra coisa é que, apesar que gosto de usar a linha de comando, fazer isso no Windows é chato. Então, apresento-lhes:

Screenshot do Atarefado

Continuar Lendo

01/09/2013 Programação Lua

Vou ser bastante sucinto, pois como pode notar não tenho tido tempo de escrever aqui no blog. Eu lido bem com fórmulas matemáticas, códigos de programação e esse tipo de coisa. Mas na hora de efetuar os cálculos mentalmente, a coisa complica. Uma simples soma ou subtração me deixa pensando por mais tempo que a maioria das pessoas. Meu atual emprego envolve trabalho como caixa, recebendo valores e dando troco. Receita de prejuízo. Para evitar prejuízo, elaborei este pequeno software.

Continuar Lendo