01/05/2012 Aleatoriedades Linux

Já falei sobre minha necessidade compulsiva de ficar verificando se minha conexão com a Internet está funcionando e minha criativa solução com música. Pouco depois do keeplaying nascer eu comprei um roteador wireless que funciona em modo AP cliente. Em outras palavras, recebo a conexão do meu “provedor via rádio” já pronta na minha eth0 sem necessidade mais de ficar lidando com PPPoE: o roteador faz isso.

Os leds indicativos não são coloridos, mas azuis. Roteador Wireless Smart Lan APRIO150

Mas além de saber que a Internet não está funcionando porque a música parou de tocar, eu ainda fico querendo saber o que não está funcionando. Se não estou conectado ao provedor, ou se é o provedor que não está conectado ao mundo (quer dizer, estou conectado ao provedor mas a Internet não funciona mesmo assim). Quanta curiosidade né? Para isso acessava a página de administração do roteador que lá me dizia tudo. Mas isso era chato, tinha que ficar indo no navegador e digitando senha. Então... lá vem eu com outro shell script para resolver isso direto na linha de comandos rapidinho.

O roteador é um Smart Lan APRIO150, e o script é este aqui. Apesar de específico para este modelo de roteador, talvez funcione para modelos semelhantes (da própria Smart Lan ou outros, já vi um Zinwell que tem uma interface bastante parecida). É bem simples, acessa a página de status do roteador e extrai algumas informações. O interessante é que essas informações são conseguidas sem usar a senha. O que me deixa em dúvida sobre a segurança desse modelo de roteador. Mas, não preciso ficar paranoico no momento, pois é só um roteador de uso doméstico em modo cliente que ninguém vai mexer com ele. O resultado do script é o seguinte:

PPPoE Connected
172.16.250.27
0 dia(s) 1 hora(s) 41 minuto(s) 34 segundo(s)

PPPoE Disconnected
0.0.0.0
0 dia(s) 0 hora(s) 0 minuto(s) 0 segundo(s)

Legal, né? Informa se está conectado, como está conectado (PPPoE ou outra coisa se for o caso), o IP com o qual ele se comunica com o outro lado do provedor ou Internet, e até mesmo o tempo da conexão. O que me deixa muito feliz saber o tempo da conexão, porque me diz sobre a estabilidade dela. Se toda hora que eu consultar estiver conectado somente há uns poucos minutos ou segundos, então a coisa está feia. O código para interpretar o tempo de conexão eu adaptei do javascript presente na própria página do roteador.

Gostei muito desse roteador, então vou falar um pouco dele. Não vou citar todas as características porque isso aqui ia virar uma sopa de letrinhas e siglas que nem entendo todas. O que mais gostei foi o seguinte:

Pró: Fácil de usar e configurar (tem alguns modelos de modem que são desesperadores); suporta POE (Power Over Ethernet) que não uso, mas é muito legal porque o cabo de rede já leva energia, facilitando muito quando precisamos colocar o roteador em locais onde fica difícil colocar uma tomada; funciona em modo bridge e AP cliente, o que me permitiu simular PPPoE sobre uma conexão normal com fios; permite amarrar IP ao MAC para o DHCP dele, distribuindo IP fixo - é uma função muito legal que normalmente não está presente na maioria dos roteadores; quando no modo AP cliente, a porta WAN se transforma em LAN5 me dando uma conexão a mais; suporte a DDNS; firewall com muitas, mas muitas opções mesmo, nunca tinha usado um roteador com tantas opções de firewall, apesar de que até agora não estou usando nenhuma (só o padrão de fábrica mesmo); relatórios de acesso, apesar de simples, ele pode lhe mandar por e-mail periodicamente todos os sites que andam acessando através dele; e também muito simples, mas inclui filtro de acesso, para bloquear sites indesejados (que não estou usando né, porque desejo acessar justamente os sites indesejados...).

Contra: Não sou especialista em segurança nem em roteadores, mas fiquei cismado com esse negócio dele me dar tantas informações sem nem precisar de senha - sei lá mais o que ele faz sem precisar de senha; e não permite acesso via telnet ou ssh, eu gosto de conectar a esses equipamentos para ficar bisbilhotando os arquivos e verificar os detalhes do funcionamento, é muito chato não poder se conectar nele.

Por último quero manifestar minha insatisfação com os fabricantes desses equipamentos. Nem todos fornecem informações sobre as especificações e funcionalidades do equipamento. Tem modelos e marcas que eu nem conseguia saber se suporta ou não o modo cliente, que é o que eu precisava. É difícil escolher um sem saber o que ele tem. É comum os vendedores da loja nem saberem o que é um roteador, ou qual a diferença do modo AP para AP cliente, etc. Eu costumo comprar pela Internet, então fica pior a situação se o fabricante não der as informações necessárias.

br_lemes, o Paladino insano (Catatônico)