19/08/2012 Linux

Muita coisa aconteceu durante todo esse tempo que fiquei sem postar aqui no blog. Mudei de emprego e de cidade, comprei um notebook e o servidor brasileiro de Tribal Wars deixou de ter analista de scripts. O pessoal só pode usar com segurança os scripts que já estão autorizados. Scripts novos podem ser usados, mas por conta e risco de cada um, se for considerado ilegal segundo as regras que ninguém sabe exatamente quais são, é banido sem dó nem piedade.

Mas isso é só enrolação, o assunto mesmo é outro. E tem haver com o notebook que comprei. Agora deixei de levar meu Linux num HD externo para conectar em qualquer computador que eu possa usar e passei a levar o notebook para onde possa precisar. Mas... bem que acho que vou precisar voltar na técnica do HD externo, já que minha mulher sempre quer usar o notebook e eu fico a ver navios.

O caso é que de um dia para outro, o mouse e teclado USB que eu conectava no notebook deixou de funcionar. Conectei em outro computador e tudo normal. Então, como resolver...

Perguntando ao oráculo moderno (Google):

- O que há que essa joça não funciona?
- Tenta lsusb - responde o oráculo de todos.
- Tudo bem, meu mouse está ali, mas continua não funcionando.
E o sabe-tudo responde:
- Roda ai: sudo dpkg-reconfigure -plow udev
- E bingo! Funcionou!

Só não confunda bingo com com Bing, que lhe diria: compre um novo.

Pronto, problema resolvido. Simples né? Então para que fazer um post desse tamanho todo com tanta enrolação só para dizer isso? Bom... é que se acontecer de novo não vou me lembrar como era. Se eu deixar na Internet vai ser bem mais fácil de achar com o Tio Google do que se ficar perdido anotado em algum lugar do meu HD. Deviam inventar um Google para arquivos locais, seria o fim dos meus problemas (quem sabe as Organizações Tabajara o faça).

Só para concluir, onde eu encontrei a dica do dpkg-reconfigure falava alguma coisa sobre remover uma linha conflitante do /etc/udev/udev.conf, mas meu udev.conf não tinha nada além de uma configuração de log. E por último, a dica é para Ubuntu, Linux Mint (que eu uso na versão 13), e outros derivados do Ubuntu. Debian tem o mesmo sistema de pacotes mas são um pouco diferentes, não sei se também funciona.

br_lemes, o Licantropo insano (Piromaníaco)