01/09/2013 Programação Lua

Vou ser bastante sucinto, pois como pode notar não tenho tido tempo de escrever aqui no blog. Eu lido bem com fórmulas matemáticas, códigos de programação e esse tipo de coisa. Mas na hora de efetuar os cálculos mentalmente, a coisa complica. Uma simples soma ou subtração me deixa pensando por mais tempo que a maioria das pessoas. Meu atual emprego envolve trabalho como caixa, recebendo valores e dando troco. Receita de prejuízo. Para evitar prejuízo, elaborei este pequeno software.

Na tela principal há uma caixa de texto para entrar os valores dos produtos ou serviços vendidos. É só uma calculadora. Tendo os valores, vamos a pagamento, onde temos duas abas para inserir os valores de entrada (dinheiro que o cliente te dá) e saída (troco). O método de entrada é meio enigmático, usando somente o teclado (para mais agilidade). Como: 2*50 (duas notas de 50), -1*50 (ops, era só uma), =0,50 (50 centavos em moedas), * (somente na saída, seleciona todas as notas disponíveis no caixa), *50 (todas as notas de 50 disponíveis), - (limpa). Em todas as telas use F1 para ajuda sobre as teclas de atalho, pois algumas coisas são meio ocultas.

Ao iniciar o dia você deve suprir o caixa, ao final do dia você pode recolher os valores. A qualquer momento você pode conferir, ou reservar. Reservar separa o estoque de notas em dois, servindo para organizar os valores a fim de recolher ao decorrer do dia. Ao iniciar, o programa pede uma senha. Você pode fornecer uma qualquer, ou cancelar para usar sem senha. A senha é usada para criptografar o arquivo de dados (estoque de notas) e histórico de transações (log) que normalmente são armazenados como texto simples. Na próxima vez que usar o programa, ele não vai conferir se a senha está errada. No caso da senha não ser a mesma, você não conseguirá acessar o log e seu estoque de notas será zerado. Se você definitivamente não quer usar senha, pode abrir o arquivo caixa.lua com o Notepad do Windows e remover a linha: require(“senha.lua”).

contagrana.zip
https://github.com/br-lemes/contagrana

br_lemes, o Paladino insano (Histérico)