28/10/2014 Aleatoriedades

Admiro muito o trabalho do Aurelio Jargas, seus livros, artigos no blog, softwares, etc. Até mesmo copio algumas de suas ideias, incluindo o nome do domínio .net que não é só coincidência. Desta vez copiei o título do artigo: Refiz o site usando mobile first. No entanto, os caminhos foram diferentes. Para ele a técnica mobile first foi o objetivo: tornar o site mais legível para quem usa celular ou tablet. Para mim foi uma desejável consequência.

O meu objetivo era me livrar do Blogger. Os principais motivos foram o design, a tecnologia, o controle de revisões e a simplicidade. Note que eu não postava nada no blog há quase um ano completo: desde 24/11/2013. E o motivo era a minha frustração com estas deficiências do Blogger alinhadas ao pouco tempo disponível e o meu, até agora, total desconhecimento de como resolver estes problemas sem gastar muito dinheiro. Vou falar sobre eles um a um, talvez ajude a outros com problemas semelhantes ou por mera curiosidade mesmo.

O design era minha principal frustração com o Blogger. É impossível personalizar o Blogger o tanto quanto eu queria. Existe um incontável número de temas para Blogger espalhados pela Internet. Porque um não serviria? Nenhum deles funcionava. Um tema quebrava o esquema de widget do Blogger, outro era o sistema de comentários que não funcionava, tentei um em que os ícones e outros elementos da página apareciam todos tortos. Finalmente fiquei com um tema que não me agradava mas pelo menos não tinha o aspecto de tema padrão. Tenho a impressão que as pessoas que criam esses temas contam com o amadorismo do público alvo do Blogger para simplesmente ignorar a lentidão, incompatibilidade, recursos incompletos, etc. Pagar por um não me parecia boa ideia, partindo dos gratuitos como exemplo. Tentei criar um tema eu mesmo do zero, ou partindo de um bem simples. Mas também não funciona, pois o Blogger é mais complexo que o necessário e não há boa documentação para saber o que fazer. E por fim o Blogger não respeita o nosso código, aplica alterações próprias de forma automática, da mesma forma que outras ferramentas WYSIWYG.

A tecnologia usada no Blogger era outro problema. Os artigos ficam armazenados num banco de dados e tudo o que você pode fazer é baixar um backup num formato XML ilegível para humanos, completamente inútil. Eu ansiava por um formato que eu poderia manter uma cópia em meu computador. Tentei servidores de hospedagem gratuitos ou baratos, mas nenhum fornecia um método prático para sincronizar minha cópia local com o servidor, como rsync ou acesso ssh para utilizar o unison. Somente os serviços pagos e bem mais caros ofereciam essas opções. Nessa tentativa experimentei o BlazeBlogger, que gostei mas sem poder sincronizar não me satisfez.

O controle de revisões era outro problema. Quando falei sobre a tecnologia e manter uma cópia local do blog no parágrafo anterior, é porque gostaria de ter alguma forma de controlar as revisões e alterações no blog. Meu assunto principal é programação, que é uma tarefa em constante aperfeiçoamento. Não é algo que vamos colocar lá e deixar o resto da vida. Por exemplo, como trocar os links de todas as postagens? Com o Blogger eu preciso ir de página em página e editar, com minha Internet lenta era um suplício. Se eu tenho uma cópia local posso simplesmente usar o grep para encontrar todas as postagens que possuem o link que precisa ser trocado e o sed para realizar esta ação em lote. Com uma cópia local poderia usar ferramentas de controle de revisões tais como CVS, SVN ou Git. Outra opção seria usar o Dropbox.

"A simplicidade é a sofisticação máxima" (Leonardo da Vinci). E foi buscando essa simplicidade que encontrei a ferramenta ideal: as páginas do GitHub. Isso sim é unir o útil ao agradável. Você tem um repositório Git com os fontes do blog usando Jekyll e o GitHub gera e hospeda o site para você gratuitamente. É a solução perfeita, sem nenhum esquema complicado. Mesmo que tivesse encontrado uma hospedagem barata com rsync ou ssh, a simplicidade do GitHub supera grandemente.

Coloquei mãos à obra e baseado no jekyll-clean que encontrei no Jekyll Themes criei o design atual. Foi pesquisando um tema para Jekyll que descobri o que era mobile first e decidi que queria isso para meu blog. E por coincidência o Aurelio também refez o site dele dias antes também com o Jekyll (porém não é hospedado no GitHub Pages). Fizemos a mesma coisa, porém por motivos diferentes.

br_lemes, o Elfo insano (Mentiroso)