28/04/2016 Linux

O serviço GitHub Pages recentemente atualizou para a versão 3 do seu gerador de site estático Jekyll. Logo fui atualizar no meu computador, mas não existem os pacotes disponíveis nos repositórios.

E a questão é bem complicada. Pois o Jekyll 3 requer Ruby 2.0.0. Mas a versão 2.0.0 já é um pouco antiga e requer a versão 1.9.3, então ficamos com duas versões do Ruby. Eu já não gosto de Ruby sozinho, quem diria em dose dupla.

O Ruby 2.3 já está disponível no recém lançado Ubuntu 16.04, porém até o momento ainda não no Linux Mint. Então realizei o procedimento descrito a seguir.

Continuar Lendo

27/04/2016 Aleatoriedades

Mais um mês, e esse meu blog faria aniversário de abandono. São onze meses sem postar. É tempo mais que suficiente para fazer e parir um filho. Então para não deixar algo assim acontecer, decidi postar urgentemente. E para isso vale uma coisa aleatória qualquer.

Em 2002, era exibido pela TV Cultura um seriado chamado Ilha Rá-Tim-Bum. Era um programa infantil demais para meu gosto, mas me chamava atenção a música Micróbio, da qual tomei emprestado o título desse texto. Me identificava bastante com a música, principalmente a primeira e a terceira frase.

Continuar Lendo

28/05/2015 eBook

Primeiro descrevi o meu novo leitor digital Lev. Em seguida converti os Manuais de Referência de Lua em ePub. Mas agora quero dizer que estes não foram os primeiros documentos que fiz a conversão. Primeiro foi o manual do Rsync. O interessante é que se trata de uma das páginas de manual do Unix (man pages). Portanto, aplicando o mesmo procedimento você pode ter qualquer página de manual no formato ePub.

Continuar Lendo

24/05/2015 Lua eBook

Contei que comprei um leitor digital Lev recentemente. De forma que agora um de meus assuntos de interesse são eBooks. Não me satisfaz simplesmente colocar um arquivo HTML no leitor e ler do jeito que ficar. Quero algo bem feito, que seja prático de consultar. Então não poderia deixar de ter os manuais de referência da minha linguagem de programação favorita: Lua. Converti para formato ePub o Manual de Referência de Lua 5.1 bem como o Manual de Referência de Lua 5.2 ambos em português.

Continuar Lendo

23/05/2015 Aleatoriedades

Agora que os trabalhadores brasileiros tem direito ao Vale Cultura, e no meu caso recebi um valor retroativo de vários meses, resolvi comprar um Lev com luz da Saraiva. Não leve isso como um elogio aos programas sociais do governo. Não sou necessariamente contra, para mim isso tudo não passa de uma forma moderna da política do pão e circo.

A escolha não foi muito difícil, era o item mais interessante no único lugar onde eu poderia gastar o benefício. Onde eu moro, assim como na maioria das cidades brasileiras, não existe nenhum lugar onde usar. Então o jeito é encomendar alguma coisa pela Internet e ainda não conheço outro site onde eu possa pagar com o meu vale. Eu poderia comprar algum livro, mas fiquei empolgado em poder ter uma vasta quantidade de livros num único volume (o Lev). Mas foi decepcionante descobrir que os livros digitais vendidos pela editora não podem ser pagos com o Vale Cultura, mas tão somente com Cartão de Crédito. Nota: atualmente já está disponível o pagamento com o Vale Cultura.

Continuar Lendo