25/07/2011 Linux

Depois do Instalar addon sem reiniciar, meu próximo artigo seria sobre remover addon sem reiniciar. Mas eis que me veio o fabiosammy e me mostrou a existência do comando execpak, que serve justamente para extrair e iniciar o addon sem reiniciar. E pensei: agora pronto! Meu artigo ficou inútil! Resolvi emendar o texto para incluir essa nova informação.

Nem ia testar, o execpak funciona e pronto. Mas... santo senso paranóico! O caso merece atenção, e resolvi até fazer um artigo extra só para expor isso. O procedimento foi realizado na versão 2.32.2.

Continuar Lendo

23/07/2011 Linux

Recentemente conheci o BrazilFW, uma solução perfeita para minha necessidade de ter controle sobre o acesso à Internet da rede local. O ponto alto dele é a simplicidade. Se alguma coisa der errado, qualquer outro computador velho que estiver encostado pode substituir o servidor e tudo pode ser instalado em minutos.

Estou usando a versão 2.32.2 e a única coisa que não gosto é de reiniciar a cada addon que preciso instalar. Para mim, falar no diabo e falar em reiniciar o computador é a mesma coisa. O Windows tem uma péssima reputação no mundo dos servidores por precisar reiniciar com certa frequência. No meu ponto de vista, nenhum software deve exigir reinicialização. Se mesmo alterações no kernel podem ser feitas sem reiniciar, porque um simples addon precisa reiniciar?

Continuar Lendo

03/07/2011 Aleatoriedades

É bem simples, mas creio que seja uma boa dica e útil. Levei um bom tempo para chegar nessa solução. O problema é o seguinte, numa rede sempre queremos compartilhar arquivos e impressora com os colegas de trabalho próximos, mas nem sempre queremos deixar aberto para qualquer um na rede. Alguém pode gastar suas folhas e toner ou tinta da impressora com coisas indesejadas, ou mesmo ter acesso ou comprometer seus arquivos. O que fazer para dar acesso apenas a quem deve ter acesso usando somente os recursos do próprio Windows XP?

Continuar Lendo

18/06/2011 Programação Lua

Muita gente sabe que Lua é minha linguagem de programação favorita. Vivo no mundo da Lua, ou melhor, estou sempre falando de Lua. Mas há uma coisa que nunca havia reparado em Lua: não existe o comando continue como parte das estruturas de controle.

Vou explicar melhor. Eu tinha um programa com uma tabela contendo nomes de arquivos. Para cada nome na tabela eu abria o arquivo, verificava alguma coisa no conteúdo dele e fechava novamente. Por fim, passava para o próximo nome na tabela. Seria algo assim:

Continuar Lendo

18/06/2011 Linux

Finalmente larguei da preguiça e vim postar alguma coisa aqui no blog. E como eu havia falado no último artigo, minha mudança de trabalho iria refletir em mudanças nos meus textos também, afinal estou aqui para falar sobre o que eu faço.

Minhas novas funções no trabalho incluem manutenção em computadores, na rede, etc. O pessoal reclamava que a Internet estava lenta, queriam mudar o plano de acesso para ter mais velocidade. Bom, seria ótimo mesmo. Mas... tratando-se de órgão público de município pobre do interior com uma burocracia de arrepiar os cabelos até do pé, seria difícil conseguir algo assim. E eu queria também uma forma mais prática de atender todos os clientes, são em locais distantes (não muito), e às vezes eu ficava andando de um lado para outro só para instalar uma impressora, arrumar alguma configuração problemática, etc. Enfim, andava mais do que trabalhava.

Continuar Lendo