26/04/2012 Linux

É, eu sei, pinguins não voam. Mas eu coloquei um para voar. Calma ai, deixa eu explicar. Instalei Linux num disco rígido externo, de forma que posso usar em qualquer computador que eu tiver disponível. Tá bom, tá bom... já sei que isso não é novidade. Temos Live CD rodando ai há anos, recentemente também tem sido muito comum usar memórias flash de pendrives. Mas não vim para contar novidade, mas dividir experiência.

Primeiro na escolha da distribuição. Eu não queria um Live CD, mas uma distribuição completa para uso cotidiano, instalado num disco não numa memória flash (com direito a partição swap e tudo). Quero uma que tenha atualizações regularmente, boa variedade de software disponível e fácil de usar. Comecei com Ubuntu, mas as versões mais recentes são muito lentas. O objetivo é usar em qualquer computador que eu tiver a disposição, e as vezes isso significa um Celerom com 512MB de RAM, que é uma boa máquina mas para o Ubuntu é muito pouco. Fui experimentando uma e outra e acabei gostado do Linux Mint LXDE 12. É equivalente a um Ubuntu atualizado, mas sem lerdeza e sem frescura.

A dica hoje é para conexão de rede. Em primeiro lugar o servidor de DNS. Na minha cidade a única opção para Internet são os serviços da Oi. Não vou jogar pedras na empresa porque a infraestrutura aqui é péssima, mas preciso criticar: ela fornece um serviço de Internet sem um DNS decente. Quantas vezes estou conectado, pinga em qualquer IP do mundo, mas não resolve nomes. Então, se você também usa Oi, sua primeira obrigação é trocar o DNS por algo útil. Eu uso o DNS do Google, mas também pode ser usado o OpenDNS. Se você usa Windows, também pode fazer isso, mas estou falando em Linux então o arquivo a mudar é: /etc/resolv.conf. Se não tiver nenhuma outra necessidade, coloque apenas duas linhas:

nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

Depois precisa tornar o arquivo imutável, para o NetworkManager ou qualquer outro aplicativo que altere configurações de rede não mexer nele e bagunçar tudo: chattr +i /etc/resolv.conf.

Em seguida temos uma dor de cabeça com o nome das interfaces de rede. O udev tem um recurso muito útil para fixar o nome lógico da interface com uma placa específica. Isso resolve um problema comum em servidores com várias placas que trocam de nome ao reiniciar. Assim sua interface de Internet será sempre eth0 (por exemplo) e seu script de firewall não vai ficar furado quando reiniciar, porque o sistema não vai dar outro nome qualquer a sua interface. Mas é muito chato se você conecta seu disco para usar em vários computadores, vai acabar tendo um computador com eth8, outro com eth5 e por ai em diante. Sabe-se lá onde isso vai parar (se vai parar). Eu desativei essa função do udev com o mesmo truque acima, tornando o arquivo imutável: chattr +i /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules .

Por último a conexão em si. Em alguns locais que uso é só conectar ou com cabo, ou wireless, que vou receber um IP por DHCP e vou estar conectado ao mundo. Mas em outros lugares vou precisar de fazer uma conexão PPPoE sobre a interface wireless. O Linux Mint usa um applet para o NetworkManager a fim de configurar a conexão, mas até hoje não consegui configurar PPPoE sobre wireless com ele (famosos provedores de Internet via rádio). Então tenho que rodar o pppoeconf e pon manualmente. Mas ainda tenho dois problemas, um é que nem sempre a interface para o PPPoE é a wlan0, pode ser wlan1 ou outra coisa. Rodar o pppoeconf novamente resolve mas é chato. Outro problema é que meu provedor me entrega um IP por DHCP mas preciso configurar manualmente o gateway padrão. O pior é que de tempos em tempos o gateway padrão desaparece da tabela de rotas, não sei porque (talvez a conexão caia, o pppd refaz mas fica sem gateway novamente). Para resolver estas duas coisas, criei um script que faz tudo por mim. É o seguinte: https://raw.github.com/br-lemes/stuff/master/keeplaying.

Por enquanto a dica é só o script, mais detalhes sobre ele merecem uma postagem específica. Tem bastante comentário no script e se você estiver numa situação parecida com a minha, talvez possa aproveitar.

E ai, você já usou Linux instalado em disco externo? Se sim e tiver alguma dica, comete.

br_lemes, o Elfo insano (Obsessivo)