23/05/2015 Aleatoriedades

Agora que os trabalhadores brasileiros tem direito ao Vale Cultura, e no meu caso recebi um valor retroativo de vários meses, resolvi comprar um Lev com luz da Saraiva. Não leve isso como um elogio aos programas sociais do governo. Não sou necessariamente contra, para mim isso tudo não passa de uma forma moderna da política do pão e circo.

A escolha não foi muito difícil, era o item mais interessante no único lugar onde eu poderia gastar o benefício. Onde eu moro, assim como na maioria das cidades brasileiras, não existe nenhum lugar onde usar. Então o jeito é encomendar alguma coisa pela Internet e ainda não conheço outro site onde eu possa pagar com o meu vale. Eu poderia comprar algum livro, mas fiquei empolgado em poder ter uma vasta quantidade de livros num único volume (o Lev). Mas foi decepcionante descobrir que os livros digitais vendidos pela editora não podem ser pagos com o Vale Cultura, mas tão somente com Cartão de Crédito. Nota: atualmente já está disponível o pagamento com o Vale Cultura.

O equipamento em si não decepcionou. Como o próprio nome diz, é bem leve. A leitura é bem mais confortável nele do que em livros de papel e o peso é um dos dois motivos principais. Quando pegamos um livro para ler, o peso dele não é a primeira coisa que nos vem a mente mas depois de algumas horas lendo começa ficar desconfortável. O segundo motivo é o tamanho e formato. É muito mais fácil segurar o Lev na mão do que um livro de papel que precisa ser aberto, e manter ele aberto ou dobrado fica bastante incômodo após algumas horas. Eu em particular, nunca achei desconfortável ler na tela do computador, então a tela do Lev que muitos alegam ser mais confortável não é lá muito significativa para mim. Mas de qualquer forma eu gosto muito da telinha dele.

Rapidamente o Lev passou a ter certo peso em minha vida. Comecei a copiar nele manuais de softwares e linguagens de programação, e até mesmo partituras de músicas. Como já disse, nunca me incomodei em ler no computador. Mas ter outra tela para ler e não precisar ficar alternando entre janelas é bem mais satisfatório do que eu poderia ter imaginado. Eu já o levo até na igreja, para ler a Bíblia e outros livros religiosos.

Para aqueles que chegaram aqui esperando encontrar especificações do equipamento, ele possui uma tela de 6 polegadas com resolução de 758 x 1024 e pesa 190 grama. A memória interna é de 4 GB e possui entrada para cartão miroSD. Os formatos de texto suportados são: ePub e PDF com DRM da Adobe, HTML, TXT e FB2. E os formatos de imagem são: JPEG, PNG, GIF, BMP, ICO, TIF e PSD. Não possui suporte a qualquer tipo de áudio ou vídeo. Os formatos de texto ePub e PDF são os únicos que suportam índice, então podemos descartar o uso dos outros formatos pois num formato sem papel onde não podemos folhear, o índice é indispensável. E o formato PDF, com poucas exceções, é bastante desconfortável para ler. Mas isso não é um problema com o Lev, mas com o formato. Na verdade, o Lev possui muitas ferramentas que tornam possíveis a leitura de arquivos PDF, como zoom, reflow do texto, cortar margens. Mas nada disso é suficiente para um formato que foi feito para impressão e para telas grandes. Posso resumir dizendo que ePub é o único formato adequado para o Lev.

Há pessoas que argumentam não haver coisa melhor que ler em um livro de papel. Poder folhear, fazer anotações a caneta, etc. Mas eu não sou uma delas. Eu nunca anoto nada nos livros, acho uma agressão riscar, amassar ou sujar um livro. Para mim um livro é algo a ser tratado com respeito e cuidado para o preservar. Com o Lev posso fazer quantas anotações quiser sem agredir a integridade do livro, as anotações são gravadas em um arquivo separado e o arquivo do livro vai continuar intocado com o mesmo md5sum. Mesmo as propriedades de data e hora de criação ou modificação do arquivo permanecerão intocadas. E folhear nunca vai ser tão eficiente quanto o recurso de busca, especialmente útil em caso de manuais de referência.

Para não terminar sem nenhuma crítica, preciso dizer que ao contrário de todas as resenhas que já li, é bem incomodo usar a tela touch dele. Na verdade, na maior parte do tempo não é tão incomodo assim pois vamos somente passar páginas numa leitura contínua. Mas no caso de uma pesquisa a um manual de referência, onde vamos interagir bastante com a tela até chegar onde queremos é bastante frustrante. Nunca usei outro leitor digital, de forma que a minha opinião não está baseada em comparação com outros do gênero. Pelos elogios que já li sobre a tela do Lev só existe uma explicação: os outros leitores digitais devem ser um inferno. Porque a tela do Lev algumas vezes não responde aos toques e outras vezes dispara vários toques de uma única vez. Até mesmo passar páginas às vezes pode frustrar disparando vários toques, tanto para frente quanto para traz. Isso geralmente ocorre ao navegar uma pasta com imagens, é raro acontecer com documentos de texto. Talvez seja um problema com alguns formatos específicos. Mas o problema não é tão grande a ponto de comprometer meu gosto pelo equipamento.

Por fim, não poderia finalizar o artigo sem uma nerdice típica. O software do Lev gera automaticamente alguns arquivos para cada livro presente no Lev. No entanto com o passar do tempo, conforme você guarda mais e mais livros, apaga alguns, renomeia, move de pastas, vão ficando armazenados arquivos inúteis. E isso me incomoda muito, pois ocupa espaço na memória e talvez também porque eu seja doido de pedra (o nome do blog já é uma dica). Então criei o shell script abaixo para remover arquivos órfãos:

#!/bin/sh

mkdir -p /tmp/levcheck
find "$HOME/Documents/Lev com luz/Digital Editions/Manifest" -type f > /tmp/levcheck/manifest
while read line; do
	if [ ! -f "$(echo "$line" | sed 's-/Digital Editions/Manifest--;s-\.xml$--')" ]; then
		rm -v "$line"
	fi
done < /tmp/levcheck/manifest
find "$HOME/Documents/Lev com luz/Digital Editions/Thumbnails" -type f > /tmp/levcheck/thumbnails
while read line; do
	if [ ! -f "$(echo "$line" | sed 's-/Digital Editions/Thumbnails--;s-\.hd\.png$--')" ]; then
		rm -v "$line"
	fi
done < /tmp/levcheck/thumbnails

br_lemes, o Druida insano (Obsessivo)