03/03/2012 Aleatoriedades

Gosto de ouvir músicas e assistir filmes no computador. Não gosto de rádios, Micro System ou Mini System, nem mesmo dos Home Theater. Esse tipo de equipamento costuma ou ser de péssima qualidade ou ter preços que não são para meu bolso. Ou mesmo as duas coisas. Geralmente só encontramos amplificadores de áudio a venda de alta potência (e preço), não sendo o que eu gostaria para uso doméstico. E por fim, gosto de fazer eu mesmo as minhas coisas.

Eu tinha duas caixas acústicas que eu mesmo fiz com alto-falantes de 18W cada (já trabalhei em marcenaria). Então resolvi fazer também meu próprio amplificador. Usei dois TDA2030, procurei o esquema elétrico na Internet, comprei os componentes também pela Internet, soldei, montei e coloquei para funcionar. E, surpreendentemente, deu certo (não tenho muita experiência com eletrônica, apesar de algum conhecimento básico).

Claro que tirei fotos do processo, para me orgulhar do equipamento que eu mesmo fiz.

Recebi todos os componentes pelo correio, abri e comecei a montar.

Comecei a soldar fios e componentes.

Com uma placa padrão, uso os próprios terminais dos componentes para soldar uns aos outros, a soldagem não ficou profissional, mas funcionou.

Usei o dissipador que tirei de uma fonte queimada de computador. Do lado esquerdo pode ver 5 resistores juntos, 4 iguais e um acima deles. Era para ter sido um só de 4700 ohms, eu devia ter comprado dois deles e comprei um só, então tive que improvisar usando 4 resistores de 1000 ohms e 1 de 700 ohms ligados em série, por sorte eu tinha deles no meio da minha bugiganga.

Usei um conector molex igual ao dos discos IDE para alimentação, assim não precisei de um transformador, ligo direto na fonte do computador. Ou, como na foto, a fonte de um adaptador de HD IDE/SATA para USB que tenho. O amplificador precisa de 2A e as fontes de computador fornecem bem mais que isso, já a fonte do meu adaptador fornece exatamente os 2A.

Depois de 12 horas mexendo com fios e solda, tudo pronto e funcionando. Custou menos de 40 reais. Mas a alegria em ver algo que eu mesmo fiz funcionando, assim como na propaganda da MasterCard, não tem preço.

br_lemes, o Elfo insano (Suicida)