16/03/2012 Linux

Em 2011 precisei de um servidor simples para firewall, cache e monitoramento de rede. Usei o BrazilFW, como já falei aqui. Tudo corria bem até que, enquanto eu estava de férias, queimou o disco rígido e o servidor parou. Foram lá me chamar e, como eu estava de férias, não quis resolver, só religuei os cabos e coloquei para funcionar sem o servidor, direto no modem como era antes.

Quando voltei de férias, decidi que ao invés de colocar para funcionar o mesmo servidor (algo que seria resolvido em meia hora) atualizar da versão 2.32.2 para 3.0.256 e acabei passando dias de dor de cabeça. Aparentemente tudo funcionava, mas eu tinha problemas bastante estranhos com o Squid. Então resolvi trocar pelo SmartRouter PROJECT e tudo deu certo! Bem... deixa eu contar mais detalhadamente, porque nem tudo são flores.

Primeiro, porque não resolver o problema em vez de simplesmente trocar? Primeira coisa que fiz foi pesquisar sobre o meu problema para tentar encontrar uma solução no Fórum do BrazilFW. E resultou num monte de tópicos relatando o mesmo problema com respostas até mesmo mal educadas e nenhuma solução. Por coincidência outra pessoa estava com mesmo problema que eu e me perguntou por isso no MSN, e relatou a mesma experiência: tópicos sem solução e até mesmo trancados sem resolver.

Outro motivo que me levou a mudar é que gosto de fazer as coisas do meu jeito e também gosto de colaborar. Mas tive uma certa dificuldade com o BrazilFW. Sugestões não são bem aceitas e opiniões são tratadas como rebelião. Na intensão de colaborar, usei meu tempo para criar um Tutorial sobre o comando execpak, que faz parte do funcionamento interno e que era praticamente oculto, e recebi uma resposta mal criada de alguém que na época fazia parte da equipe de desenvolvimento numa área do fórum em que não posso postar respostas (apenas moderadores/administradores).

O SmartRouter PROJECT eu tinha conhecido pouco tempo depois do BrazilFW. É na verdade o mesmo BrazilFW, porém seguindo um caminho diferente (um fork, algo bem comum no mundo do Software Livre). Um projeto bem mais receptivo à sugestões, colaboração, crítica, ou seja lá o que for. Porém um projeto bem menos conhecido, com poucos usuários.

Instalar o SRP (para encurtar o nome) foi fácil numa máquina virtual. Numa máquina real já foi um problema. Mas não é culpa exatamente do sistema e sim do hardware. Bom, o sistema tem uma parte da culpa, visto que o suporte ao hardware está no kernel que pode não ter sido compilado com todas as configurações de compatibilidade necessárias, mas esse não é necessariamente o ponto, como verá.

Primeiramente a dificuldade para instalar, meu servidor não tem CD-ROM. O SRP tem suporte a instalação com CD-ROM SATA, mas funciona em algumas máquinas e não funciona em outras. Também pode ser instalado por dispositivos USB, mas também não funciona em todas as máquinas. Tive uma sequencia de problemas com mídia que não funciona, drive de CD-ROM que não funciona (não falo de compatibilidade, de defeito mesmo), configurações no setup, disco rígido com defeito, placa de rede com defeito, parecia uma tempestade de azar.

Passada a tempestade, consegui instalar e tudo está funcionando corretamente. O desempenho é bem melhor que o BrazilFW 2.32.2, não posso comparar com a versão 3.0.256 porque não funcionou para mim, mas tem bastante gente lá dizendo que funciona. Conclusão: o SmartRouter PROJECT funcionou bem, acima das minhas expectativas. Uso e recomendo.

br_lemes, o Paladino insano (Mentiroso)