06/04/2015 Tribal Wars

O Tribal Wars possui uma interessante ferramenta que permite programar o envio de recursos entre aldeias. Isso está disponível para quem além da conta premium também possui o gerente de conta. Se você for esperto, pode conseguir tudo isso de graça trocando recursos por pontos premium. No entanto essa ferramenta só permite o cadastro de 50 rotas com um único horário. Se eu quiser enviar recursos de 6 em 6 horas, preciso criar 4 rotas com os 4 horários do dia. Mas, vou ocupar 4 rotas com uma só aldeia. Então se você realmente precisar de muitas rotas, terá de fazer uma rota só e editar o horário periodicamente. É para ajudar nisso que criei o script seguinte:

Continuar Lendo

03/03/2015 Android Aleatoriedades

Finalmente decidi comprar meu primeiro celular com sistema operacional Android. Sou assim mesmo, não me alinho na corrida insana da obsolência programada. E nesse caso eu tinha uma resistência ainda maior. Porém num dia desses decidi que tinha chegado a hora. E o escolhido foi o LG L40.

Minhas primeiras experiências com o sistema não haviam sido muito boas. Talvez pelo hardware ruim, com processamento lento ou difícil manuseio de sua tela. Mas também por uma questão de custo e benefício. Recuso-me a pagar altas quantias por um equipamento pequeno e frágil que pode acidentalmente se espatifar e por a perder meses de meu salário. Pelo preço que eles custavam eu preferia ter um notebook. Na região onde eu moro, a Internet móvel está numa escala de lastimável à inexistente, então não existe o benefício de estar sempre online. Mas a balança mudou...

Continuar Lendo

18/01/2015 Tribal Wars

Voltei a jogar Tribal Wars. E, como de costume sempre quero criar uma função nova, melhorar alguma coisa, enfim... Desta vez estou criando uma ferramenta para coletar coordenadas de aldeias bárbaras a fim de explorar e usar no assistente de saque. Mas para isso preciso de outra coisa primeiro...

Continuar Lendo

28/10/2014 Aleatoriedades

Admiro muito o trabalho do Aurelio Jargas, seus livros, artigos no blog, softwares, etc. Até mesmo copio algumas de suas ideias, incluindo o nome do domínio .net que não é só coincidência. Desta vez copiei o título do artigo: Refiz o site usando mobile first. No entanto, os caminhos foram diferentes. Para ele a técnica mobile first foi o objetivo: tornar o site mais legível para quem usa celular ou tablet. Para mim foi uma desejável consequência.

O meu objetivo era me livrar do Blogger. Os principais motivos foram o design, a tecnologia, o controle de revisões e a simplicidade. Note que eu não postava nada no blog há quase um ano completo: desde 24/11/2013. E o motivo era a minha frustração com estas deficiências do Blogger alinhadas ao pouco tempo disponível e o meu, até agora, total desconhecimento de como resolver estes problemas sem gastar muito dinheiro. Vou falar sobre eles um a um, talvez ajude a outros com problemas semelhantes ou por mera curiosidade mesmo.

Continuar Lendo

24/11/2013 Linux Programação

Estou criando uma ferramenta que carrega bibliotecas dinâmicas. No Windows o carregamento das bibliotecas dinâmicas (as dll) inclui o diretório atual (ou pasta corrente). No Linux não, o carregamento ocorre somente nos caminhos padrão do sistema. Há uma variável de ambiente que ajuda nisso, a LD_LIBRARY_PATH. Porém seu uso pode ser inconveniente por algumas razões, vou citar três:

  1. Segurança: o carregamento das bibliotecas ocorre primeiro no LD_LIBRARY_PATH, o que afeta todo o sistema trazendo o risco de bibliotecas com código malicioso;
  2. Performance: para cada biblioteca que um aplicativo usa serão consultados todos os locais em LD_LIBRARY_PATH, que se tiver uma lista extensa ou locais na rede pode levar a uma situação caótica;
  3. Inconsistência: os programas podem acabar carregando versões erradas das bibliotecas, levando a resultados imprevisíveis.

Continuar Lendo