19/08/2012 Linux

Muita coisa aconteceu durante todo esse tempo que fiquei sem postar aqui no blog. Mudei de emprego e de cidade, comprei um notebook e o servidor brasileiro de Tribal Wars deixou de ter analista de scripts. O pessoal só pode usar com segurança os scripts que já estão autorizados. Scripts novos podem ser usados, mas por conta e risco de cada um, se for considerado ilegal segundo as regras que ninguém sabe exatamente quais são, é banido sem dó nem piedade.

Mas isso é só enrolação, o assunto mesmo é outro. E tem haver com o notebook que comprei. Agora deixei de levar meu Linux num HD externo para conectar em qualquer computador que eu possa usar e passei a levar o notebook para onde possa precisar. Mas... bem que acho que vou precisar voltar na técnica do HD externo, já que minha mulher sempre quer usar o notebook e eu fico a ver navios.

Continuar Lendo

14/05/2012 Aleatoriedades Programação

Já falei aqui no blog que sempre gostei do MoneyLog, mas a coisa só ficou boa mesmo recentemente com a nova versão com suporte a widgets. Isso, é claro, porque agora eu poderia fazer as coisas do meu jeito (e para mim as coisas só são boas quando posso fazer alguma nerdice com elas). Já contei como fiz widgets para anotar valores e a soma desses valores. Mas não estava satisfeito, porque toda vez eu precisava editar dois arquivos: config.js e o arquivo de lançamentos (no meu caso, moneylog.txt).

Tarefas repetitivas tendem a serem enfadonhas e acabamos desistindo delas (quando isso é possível). Então, quanto mais simples, melhor. E foi o que fiz, agora tudo é feito no arquivo de lançamentos (o meu moneylog.txt), e você só precisa editar o config.js uma única vez. É claro que não vou simplesmente colocar o código aqui para você copiar e colar, mas também contar como essa ideia insana surgiu no meu emaranhado de neurônios (dizem que tenho).

Continuar Lendo

01/05/2012 Aleatoriedades Linux

Já falei sobre minha necessidade compulsiva de ficar verificando se minha conexão com a Internet está funcionando e minha criativa solução com música. Pouco depois do keeplaying nascer eu comprei um roteador wireless que funciona em modo AP cliente. Em outras palavras, recebo a conexão do meu “provedor via rádio” já pronta na minha eth0 sem necessidade mais de ficar lidando com PPPoE: o roteador faz isso.

Os leds indicativos não são coloridos, mas azuis. Roteador Wireless Smart Lan APRIO150

Continuar Lendo

29/04/2012 Aleatoriedades Linux

Gosto de ouvir música enquanto estou trabalhando, e meu trabalho sempre envolve usar Internet de uma forma ou de outra. Hoje em dia já usamos Internet para quase tudo. E é uma agonia quando ficamos sem acesso. E essa agonia pode ser ainda maior se a falta de conexão não for por um problema na rede em si, mas em seu software e você precisar digitar algum comando manualmente para restabelecer a conexão. Quando a Internet falta de verdade, você fica feito louco digitando o comando a cada 30 segundos para ver se volta. Já passou por algo parecido?

Continuar Lendo

26/04/2012 Linux

É, eu sei, pinguins não voam. Mas eu coloquei um para voar. Calma ai, deixa eu explicar. Instalei Linux num disco rígido externo, de forma que posso usar em qualquer computador que eu tiver disponível. Tá bom, tá bom... já sei que isso não é novidade. Temos Live CD rodando ai há anos, recentemente também tem sido muito comum usar memórias flash de pendrives. Mas não vim para contar novidade, mas dividir experiência.

Continuar Lendo