08/03/2011 Aleatoriedades

Hoje, Dia Internacional da Mulher. Boa oportunidade para escrever algo no blog. E a proposta do blog é escrever sobre coisas que gosto de fazer. Hum... espera ai, melhor mudar de assunto, ou vai acabar ficando algo muito pornô (afinal vocês devem saber o que todo homem pensa além de sexo, né?). O tema por aqui ainda é informática (programação, em especial), Tribal Wars e RPG Maker. Então vamos ao que interessa: Ada Lovelace, Grace Hopper, e outras que marcaram seu nome na história da computação, também um pouco sobre as mulheres das comunidades de Tribal Wars e RPG Maker.

Programação

Continuar Lendo

28/02/2011 Programação Traduções Lua

Por Steve Donovan - Tradução Breno Ramalho Lemes

Parte 1 | Parte 2

Saída Simples

Mesmo scripts simples precisam dar ao usuário um retorno. Caso contrário, as pessoas ficam ansiosas e começam a se preocupar se os seus arquivos já foram salvos, por exemplo. No IUPLua isso é fácil e leva exatamente uma linha. Note que todos os scripts IUP devem ter pelo menos uma instrução require 'iuplua' no início:

require( "iuplua" )
iup.Message('Seu Aplicativo','Concluído com sucesso!')

Continuar Lendo

27/02/2011 Programação Traduções Lua

Por Steve Donovan - Tradução Breno Ramalho Lemes

Parte 1 | Parte 2

IupLua é um kit multi-plataforma para criar aplicações gráficas em Lua. Existem recursos poderosos para obter entrada do usuário que não exigem códigos complicados, por isso é particularmente bom para scripts de utilitários.

Os atributos são um conceito importante no IUP. Você os define ou obtém simplesmente como campos de uma tabela. Em primeiro lugar, não há diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, SIZE funciona tanto quanto size (mas tente ser coerente). Em segundo lugar, escrevendo para um atributo inexistente não lhe dará um erro, então faça com atenção. Em terceiro lugar, escrever para um atributo pode provocar uma ação, como por exemplo o atributo visible dos controles pode ser usado para escondê-lo. Pense neles como um tipo especial de chamada de função.

Continuar Lendo

04/02/2011 Programação Lua

Compilação sem complicação com linguagem C, parece impossível, parece loucura, mas existe. Não se preocupe, se não entender é porque você não precisa disso. Se um dia precisar, vai se lembrar. Se entender, faça bom proveito - não é algo que se encontra facilmente.

O problema

Odeio programar em C, mas é necessário. Porém o pior é distribuir o código fonte de forma que seu público possa compilar. Compilar programas em C é um inferno, cada compilador tem um método diferente. Os mais comuns são os arquivos de projeto e os makefiles. Não há compatibilidade nenhuma entre compiladores e até um mesmo compilador pode ser incompatível entre versões ou sistemas operacionais diferentes. Você consegue compilar seu programa, mas as chances de que seu público consiga são reduzidas.

Continuar Lendo

28/01/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Mundos com igreja representam vários desafios extras. Um exemplo é defender a conquista de uma aldeia distante. Outro é o planejamento das conquistas, pois devido ao alto custo em população requer um bom aproveitamento da área religiosa. Devido ao alto custo, quando em regiões consolidadas pela tribo onde pretendo recrutar apenas tropa defensiva para enviar de apoio deixo aldeias sem igreja.

Continuar Lendo