27/02/2011 Programação Traduções Lua

Por Steve Donovan - Tradução Breno Ramalho Lemes

Parte 1 | Parte 2

IupLua é um kit multi-plataforma para criar aplicações gráficas em Lua. Existem recursos poderosos para obter entrada do usuário que não exigem códigos complicados, por isso é particularmente bom para scripts de utilitários.

Os atributos são um conceito importante no IUP. Você os define ou obtém simplesmente como campos de uma tabela. Em primeiro lugar, não há diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, SIZE funciona tanto quanto size (mas tente ser coerente). Em segundo lugar, escrevendo para um atributo inexistente não lhe dará um erro, então faça com atenção. Em terceiro lugar, escrever para um atributo pode provocar uma ação, como por exemplo o atributo visible dos controles pode ser usado para escondê-lo. Pense neles como um tipo especial de chamada de função.

Funções que criam objetos IupLua (construtores, por exemplo) recebem tabelas como argumentos. Lua lhe permite omitir os parênteses nesse caso, mas lembre-se que algo como iup.fill{} não é o mesmo que iup.fill(); é na verdade um atalho (açúcar sintático) para iup.fill({}).

Uma tabela Lua pode conter uma parte com elementos do tipo matriz (apenas os itens separados por vírgulas) e uma parte do tipo mapa (pares atributo-valor), a convenção é colocar primeiro a parte matriz, e depois a parte mapa separados por um ponto e vírgula . (Veja Attributes/Guide/IupLua no Manual para mais detalhes.)

Todos os exemplos aqui apresentados e alguns utilitários podem ser encontrados na pasta "misc" nos exemplos do IupLua.

Parte 1 | Parte 2


NOTAS DA TRADUÇÃO: apesar do documento original ser bem curto, não tenho todo o tempo do mundo, então vou ir traduzindo aos poucos e postando as partes. Ao final vou disponibilizar para download em formatos alternativos (HTML e PDF, por exemplo). Comentários, sugestões e correções serão apreciados.

br_lemes, o Licantropo insano (Histérico)