24/11/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Estou bastante preguiçoso ultimamente, né? Um mês atrasado para divulgar meu próprio script, vergonhoso não? É sim, mas não me jogue pedras ainda. Estou planejando me mudar de cidade, trabalho e coisas assim. O blog é pessoal mas não precisa entrar em tantos detalhes, vamos ao script.

Continuar Lendo

16/10/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Primeiro de tudo, eu não morri, não fui abduzido, nem me perdi no meio da selva. A única coisa estranha que me aconteceu foi um vendaval que arrancou 14 telhas da minha casa (daquelas telhas onduladas de fibrocimento, tipo Eternit, Brasilit, etc.). O caso é que resolvi tomar vergonha na cara e trabalhar um pouco para variar, o que acaba sobrando pouco tempo para ficar escrevendo bobagens.

Continuar Lendo

17/08/2011 Aleatoriedades Linux

Recentemente compilei o Unison na forma de addon para ser usado no BrazilFW. Foi lançado como um addon oficial do sistema. Unison é uma ferramenta de sincronização de arquivos para Unix e Windows. Ele permite que duas réplicas de uma coleção de arquivos e diretórios sejam armazenadas em diferentes máquinas (ou discos diferentes na mesma máquina), modificado separadamente, e, em seguida, atualizadas pela propagação das alterações em cada réplica para as outras.

Continuar Lendo

16/08/2011 Programação Lua

Já faz um bom tempo que falei sobre o Premake, prometendo dar continuidade ao assunto. Em especial disse que iria falar sobre como compilar bibliotecas e arquivos não C. Pois bem, demorou, mas aqui vai. O principal motivo de ter demorado é que não usei muito a ferramenta ultimamente, não estive compilando muita coisa. E também porque não encontrei nenhuma forma prática de "compilar" arquivos não C. Por exemplo, documentação que use alguma ferramenta de conversão de formato.

Continuar Lendo

26/07/2011 Linux

Reiniciar é coisa do mal. Pelo menos eu penso assim. Se você gostou de Instalar addon sem reiniciar, então agora vamos fazer o caminho inverso: remover addon sem reiniciar.

O procedimento para instalar um addon sem reiniciar é simples. Já para remover, precisamos lidar com um inconveniente: como parar os processos que pertencem ao addon. A versão 2.32.2 do BrazilFW tem um processo padrão para iniciar os serviços: executar os arquivos /etc/rc.d/pkgs/rc.* . Mas para parar os serviços, apesar de haver o procedimento padrão que é executar os arquivos /etc/rc.d/pkgs/sd.*, poucos addons o usam. A maioria deixa por conta do sistema encerrar os processos durante o desligamento ou reinicio.

Continuar Lendo

25/07/2011 Linux

Depois do Instalar addon sem reiniciar, meu próximo artigo seria sobre remover addon sem reiniciar. Mas eis que me veio o fabiosammy e me mostrou a existência do comando execpak, que serve justamente para extrair e iniciar o addon sem reiniciar. E pensei: agora pronto! Meu artigo ficou inútil! Resolvi emendar o texto para incluir essa nova informação.

Nem ia testar, o execpak funciona e pronto. Mas... santo senso paranóico! O caso merece atenção, e resolvi até fazer um artigo extra só para expor isso. O procedimento foi realizado na versão 2.32.2.

Continuar Lendo

23/07/2011 Linux

Recentemente conheci o BrazilFW, uma solução perfeita para minha necessidade de ter controle sobre o acesso à Internet da rede local. O ponto alto dele é a simplicidade. Se alguma coisa der errado, qualquer outro computador velho que estiver encostado pode substituir o servidor e tudo pode ser instalado em minutos.

Estou usando a versão 2.32.2 e a única coisa que não gosto é de reiniciar a cada addon que preciso instalar. Para mim, falar no diabo e falar em reiniciar o computador é a mesma coisa. O Windows tem uma péssima reputação no mundo dos servidores por precisar reiniciar com certa frequência. No meu ponto de vista, nenhum software deve exigir reinicialização. Se mesmo alterações no kernel podem ser feitas sem reiniciar, porque um simples addon precisa reiniciar?

Continuar Lendo

03/07/2011 Aleatoriedades

É bem simples, mas creio que seja uma boa dica e útil. Levei um bom tempo para chegar nessa solução. O problema é o seguinte, numa rede sempre queremos compartilhar arquivos e impressora com os colegas de trabalho próximos, mas nem sempre queremos deixar aberto para qualquer um na rede. Alguém pode gastar suas folhas e toner ou tinta da impressora com coisas indesejadas, ou mesmo ter acesso ou comprometer seus arquivos. O que fazer para dar acesso apenas a quem deve ter acesso usando somente os recursos do próprio Windows XP?

Continuar Lendo

18/06/2011 Programação Lua

Muita gente sabe que Lua é minha linguagem de programação favorita. Vivo no mundo da Lua, ou melhor, estou sempre falando de Lua. Mas há uma coisa que nunca havia reparado em Lua: não existe o comando continue como parte das estruturas de controle.

Vou explicar melhor. Eu tinha um programa com uma tabela contendo nomes de arquivos. Para cada nome na tabela eu abria o arquivo, verificava alguma coisa no conteúdo dele e fechava novamente. Por fim, passava para o próximo nome na tabela. Seria algo assim:

Continuar Lendo

18/06/2011 Linux

Finalmente larguei da preguiça e vim postar alguma coisa aqui no blog. E como eu havia falado no último artigo, minha mudança de trabalho iria refletir em mudanças nos meus textos também, afinal estou aqui para falar sobre o que eu faço.

Minhas novas funções no trabalho incluem manutenção em computadores, na rede, etc. O pessoal reclamava que a Internet estava lenta, queriam mudar o plano de acesso para ter mais velocidade. Bom, seria ótimo mesmo. Mas... tratando-se de órgão público de município pobre do interior com uma burocracia de arrepiar os cabelos até do pé, seria difícil conseguir algo assim. E eu queria também uma forma mais prática de atender todos os clientes, são em locais distantes (não muito), e às vezes eu ficava andando de um lado para outro só para instalar uma impressora, arrumar alguma configuração problemática, etc. Enfim, andava mais do que trabalhava.

Continuar Lendo

08/05/2011 Aleatoriedades

Passaram-se dois meses desde a última postagem aqui, exatamente dois meses. Era Dia Internacional da Mulher, hoje é Dia das Mães. E por coincidência é também o aniversário da minha mãe. É claro que a data é muito importante, mas desta vez não vim falar sobre a data, mas sobre o que aconteceu nesse tempo todo que não estive postando aqui.

Mudei de trabalho. Na verdade mudei apenas de função no mesmo trabalho. E por isso, até me adaptar as novas condições, estive sem tempo o suficiente para vir postar no blog. Essa mudança no trabalho vai certamente refletir em mudanças no blog. O blog fala de coisas que eu faço especialmente na área de informática e agora eu trabalho com informática (assistência técnica, manutenção de rede, entre outros).

Continuar Lendo

08/03/2011 Aleatoriedades

Hoje, Dia Internacional da Mulher. Boa oportunidade para escrever algo no blog. E a proposta do blog é escrever sobre coisas que gosto de fazer. Hum... espera ai, melhor mudar de assunto, ou vai acabar ficando algo muito pornô (afinal vocês devem saber o que todo homem pensa além de sexo, né?). O tema por aqui ainda é informática (programação, em especial), Tribal Wars e RPG Maker. Então vamos ao que interessa: Ada Lovelace, Grace Hopper, e outras que marcaram seu nome na história da computação, também um pouco sobre as mulheres das comunidades de Tribal Wars e RPG Maker.

Programação

Continuar Lendo

28/02/2011 Programação Traduções Lua

Por Steve Donovan - Tradução Breno Ramalho Lemes

Parte 1 | Parte 2

Saída Simples

Mesmo scripts simples precisam dar ao usuário um retorno. Caso contrário, as pessoas ficam ansiosas e começam a se preocupar se os seus arquivos já foram salvos, por exemplo. No IUPLua isso é fácil e leva exatamente uma linha. Note que todos os scripts IUP devem ter pelo menos uma instrução require 'iuplua' no início:

require( "iuplua" )
iup.Message('Seu Aplicativo','Concluído com sucesso!')

Continuar Lendo

27/02/2011 Programação Traduções Lua

Por Steve Donovan - Tradução Breno Ramalho Lemes

Parte 1 | Parte 2

IupLua é um kit multi-plataforma para criar aplicações gráficas em Lua. Existem recursos poderosos para obter entrada do usuário que não exigem códigos complicados, por isso é particularmente bom para scripts de utilitários.

Os atributos são um conceito importante no IUP. Você os define ou obtém simplesmente como campos de uma tabela. Em primeiro lugar, não há diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, SIZE funciona tanto quanto size (mas tente ser coerente). Em segundo lugar, escrevendo para um atributo inexistente não lhe dará um erro, então faça com atenção. Em terceiro lugar, escrever para um atributo pode provocar uma ação, como por exemplo o atributo visible dos controles pode ser usado para escondê-lo. Pense neles como um tipo especial de chamada de função.

Continuar Lendo

04/02/2011 Programação Lua

Compilação sem complicação com linguagem C, parece impossível, parece loucura, mas existe. Não se preocupe, se não entender é porque você não precisa disso. Se um dia precisar, vai se lembrar. Se entender, faça bom proveito - não é algo que se encontra facilmente.

O problema

Odeio programar em C, mas é necessário. Porém o pior é distribuir o código fonte de forma que seu público possa compilar. Compilar programas em C é um inferno, cada compilador tem um método diferente. Os mais comuns são os arquivos de projeto e os makefiles. Não há compatibilidade nenhuma entre compiladores e até um mesmo compilador pode ser incompatível entre versões ou sistemas operacionais diferentes. Você consegue compilar seu programa, mas as chances de que seu público consiga são reduzidas.

Continuar Lendo

28/01/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Mundos com igreja representam vários desafios extras. Um exemplo é defender a conquista de uma aldeia distante. Outro é o planejamento das conquistas, pois devido ao alto custo em população requer um bom aproveitamento da área religiosa. Devido ao alto custo, quando em regiões consolidadas pela tribo onde pretendo recrutar apenas tropa defensiva para enviar de apoio deixo aldeias sem igreja.

Continuar Lendo

13/01/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Talvez você tenha gostado do Filtro de edifícios (por configurações), mas não seja tão maluco quanto eu para ficar padronizando edifícios, demolindo alguns e com configurações diferentes. Ou talvez tenha achado muito complicado. Mas você queria ter todas as suas aldeias com minas, armazéns e fazendas elevados ao máximo. Você não quer deixar aldeias improdutivas por falta de edifícios essenciais.

Continuar Lendo

10/01/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

O que você faz em um jogo de guerra? Guerra, é óbvio. Então isso quer dizer que atacar e defender-se de ataques deva ser a principal atividade. Então vamos facilitar isso, pois as vezes poucos segundos decidem entre conquistar ou perder uma aldeia.

Continuar Lendo

06/01/2011 Tribal Wars

O script foi autorizado no servidor brasileiro. No entanto eu não estou mais na equipe de análise de scripts, então confira antes de usar pois qualquer problema é por sua própria conta e risco.

Este script foi um processo similar à Atualização no Filtro de Edifícios. Isso porque já existia um outro Filtro de Nobres, mas tinha dois problemas com ele: 1) Ele deixava mostrar as aldeias sem academia e consequentemente sem nobre; 2) Assim como no caso do Filtro de Edifícios era muito lento, apesar do impacto não ser tão grande.

Continuar Lendo